Projeto de artista plástica teve participação de alunos das escolas públicas.
Profeta Gentileza escrevia frases sobre amor e ética no Rio de Janeiro.
“Obedeça à sua intuição”, “Respeite quem você ama”, “Pare e desapegue”,
“Cuide do seu amor”. Estas são algumas das frases espalhadas por
artistas do Distrito Federal no percurso do Mapa Gentil, que será
lançado na manhã deste sábado (25) em Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e
Riacho Fundo.O projeto da artista plástica Janaína André mapeou vários locais dessas cidades onde foram colocadas intervenções artísticas, com o objetivo de criar um roteiro de gentilezas. Alunos do Centro de Ensino Médio EIT, em Taguatinga, participaram da elaboração do projeto.
O projeto é baseado as ideias do Profeta Gentileza, como era conhecido José Datrino (1917-1996), que vestia uma bata repleta de apliques e carregava estandartes e bandeiras para divulgar suas frases de amor, bondade e ética pelas ruas do Rio de Janeiro. “Gentileza gera gentileza” era o lema dele.
Durante um mês, moradores e estudantes das escolas públicas vão circular por esses lugares para conhecer o Mapa Gentil. O percurso, de cerca de 50 quilômetros, será feito por vans e vai contar com a presença de um convidado que vai explicar as obras, falar sobre a construção das cidades e urbanismo. Na segunda-feira (27), 90 alunos serão os primeiros participantes.
“O conceito de gentileza traz a noção de tratar bem os outros sem se importar se você a conhece ou não. É uma maneira de melhorar o relacionamento social entre as pessoas”, explica Janaína.
Na inauguração do projeto neste sábado, alunos e grafiteiros vão fazer a revitalização do muro do CEMEIT. Também está previsto, para a Praça do Relógio, um cortejo com música e artistas para divulgar a mensagem “Plante Gentileza e Cultive a Paz”.
O Mapa Gentil também ganhou espaço no metrô. Nas estações e nos vagões que passam pelas cidades foram colocados adesivos que convocam as pessoas a serem gentis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário